Este blog foi feito para você!!!

Este blog foi feito para você!!!

E Propõe uma discussão em torno da Educação, especialmente a Educação Indígena, mais precisamente a modalidade de Ensino à Distância.

Aqui o objetivo é levar até você professor indígena ou àqueles que buscam conhecer mais sobre o assunto, textos, artigos, vídeos, documentários que tornem esta discussão mais interessante e proveitosa.



Sejam Bem Vindos!

domingo, 18 de julho de 2010

O professor como agente incentivador

Este post é baseado no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

O autor fala da autenticidade que se deve possuir na prática de ensinar/aprender, e essa autenticidade leva o aprendiz a busca do saber com dedicação de quem cria o conhecimento. Paulo Freire Chama essa capacidade de “curiosidade epistemológica”.

Uma responsabilidade do educador esta em incentivar o aluno a curiosidade, para que esse consiga adquirir conhecimento a partir do cognitivo. Ensinar exige que o educador não esteja preso ao objeto de estudo e sim naquele que irar absorver-lo, tanto o educador como o aluno devem ser instigador, curioso, humilde e persistente, o conhecimento não pode ser simplesmente transferido, o aluno assim como o professor deve ser o sujeito do processo, ou do contrário o aluno arrisca-se a repassar o que recebeu como um robô recitando tudo que lhe foi gravado.


O aprendido só faz sentido quando o aluno consegue fazer conexão com a realidade do mundo e da sociedade em que esta inserido, ou do contrario mesmo que conheça teorias sua dialética é mecanizada. O autor ainda traz a discussão que verdades absolutas não existem, uma das condições para o acerto é esta aberto, sem vergonha de, longe da arrogância do pensamento que palavras escolhidas como objetos bonitos trazem o saber.

Antes de o professor ensinar, esse, deve estar sempre pesquisando, enriquecido de perguntas, questionamentos e críticas, ter em mente o respeito ao senso comum do aluno, levando esse a discutir. Não debater sobre o certo ou errado mais sim usar sua experiência prática para perceber a teoria dos conteúdos e a relação desta com a realidade concreta, discutir as implicações políticas e ideológicas.

A diferença da curiosidade ingênua para a epistemológica é a forma como nos posicionamos diante do mundo e das coisas do mundo, o “irracionalismo” ou o “racionalismo”. A prática docente crítica, envolve o movimento dinâmico dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer.

O professor que não leve a sério sua formação, que não estuda que não se impõe em posição de mestre, não esta qualificado a ser um. Sua competência acadêmica é qualidade fundamental para que o mesmo possa aplicar sua responsabilidade de mestre, porém aquele profissional que não tem compromisso também não esta qualificado para lidar com docentes, para dar-lhes suporte para que esse siga em frente, em sua jornada, assim como aquele professor que se coloca como o senhor do saber também não esta qualificado como docente.

Segundo Paulo Freire “o ser humano é inacabado”, no que diz respeito a sua construção social o ser humano é e sempre será inacabado, sua construção continuará enquanto esse for racional, a “imperiosidade da prática formadora, de forma eminentemente ética”, um ser condicionado e consciente, essa é a teoria do autor, do ser condicionado e o ser determinado. O fato de perceber-se no mundo e com os outros, faz com que o ser humano sinta-se parte do mesmo como agente participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário