Este blog foi feito para você!!!

Este blog foi feito para você!!!

E Propõe uma discussão em torno da Educação, especialmente a Educação Indígena, mais precisamente a modalidade de Ensino à Distância.

Aqui o objetivo é levar até você professor indígena ou àqueles que buscam conhecer mais sobre o assunto, textos, artigos, vídeos, documentários que tornem esta discussão mais interessante e proveitosa.



Sejam Bem Vindos!

domingo, 18 de julho de 2010

Educação Indígena e Etnomatemática

As técnicas matemáticas que conhecemos estão estritamente ligadas á cultura eurocêntrica, contudo, a etnomatemática praticada por grupos indígenas é real, resta-nos tomar consciência da diversidade das práticas matemáticas destes, para introduzi-las junto às aplicações de programas do ensino tradicional.


A matemática trabalhada dentro do contexto de grupos étnicos desde os primórdios apresenta-se como a reprodução do compreender a partir da observação do mundo, do meio natural e do ambiente social ao qual fazem parte, através da intuição, abstração, simulação, dedução, concreção e modelagem.

Para tal, desenvolvi um trabalho para conclusão do curso de Especialização em Educação à Distância com Ênfase na Produção de Material Didático.

Neste trabalho o foco é o professor indígena, trabalhamos com os preceitos da Etnomatemática, uma maneira de introduzirmos a percepção da interdisciplinaridade como recurso para solucionar problemas novos, criados a partir da introdução de conteúdos institucionais, em escolas indígenas. A percepção da cientificidade indígena nós tira a ingenuidade que esses precisam ser apresentados à ciência, como algo novo. Nesse sentido, a Etnomatemática é eficiente e adequada, podendo introduzir muitas outras discussões sem que o conhecimento próprio da cultura indígena seja questionado.

A matemática contextualizada trás a percepção que é possível evitar conflitos culturais dentro da educação indígena. A intervenção do professor deverá ter o propósito de aprimorar práticas e reflexões, como instrumentos de crítica, uma nova opção, sem imposições.

O modo como a Etnomatemática oferece novas possibilidades de explicação, um novo olhar, para novas situações na resolução de problemas, nos traz essa visão que deve ser levada para outros campos do conhecimento. O ensino teórico e aulas expositivas, em qualquer que seja o campo não deve toldar o modo como os indígenas lidam com o seu saber fazer. Ou do contrario, correremos o risco de interferir no processo cognitivo dos alunos.


O respeito do processo cognitivo de culturas diferentes deve ser observado como algo positivo, sejam no contexto intercultural, ou no contexto intracultural. Cada indivíduo organiza seu processo intelectual de forma autentica, o professor deve estar habilitado para compreender e trabalhar dentro da ação cognitiva do individuo, no caso do povo indígena, afastando-se da forma unidimensional, imutável, que ocorre na educação escolar.

A construção do conhecimento é uma estratégia desenvolvida pelo ser humano para explicar, entender, manejar a realidade do seu mundo, esse conhecimento se desenvolve dentro do seu contexto, de varias formas, através da religião, matemática, ciência, arte, uma construção a partir das necessidades, primeiro pela sobrevivência, depois pelo compreender o mundo. Esse conhecimento está em constante transformação, dentro do referencial do individuo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário