Este blog foi feito para você!!!

Este blog foi feito para você!!!

E Propõe uma discussão em torno da Educação, especialmente a Educação Indígena, mais precisamente a modalidade de Ensino à Distância.

Aqui o objetivo é levar até você professor indígena ou àqueles que buscam conhecer mais sobre o assunto, textos, artigos, vídeos, documentários que tornem esta discussão mais interessante e proveitosa.



Sejam Bem Vindos!

domingo, 18 de julho de 2010

A Educação à Distância Parte 2

Olá esta é a segunda e última parte sobre EaD, poderíamos fazer muitos mais posts sobre Educação á Distância, pois este é um tema que merece e precisa ser discutido.

Mas para não me prolongar pararei por aqui, não sem antes disponibilizar no final desta postagem alguns links para artigos sobre este assunto para que possa se aprofundar.

Através das tecnologias a educação à distância pode amparar os estudantes, em sua aprendizagem, ressaltado as suas qualidades. Através das trocas de experiências os alunos tornam-se ativos, e segundo David Jonassen esse é o componente essencial da aprendizagem significativa.

A qualidade Construtiva dos alunos é fundamentalmente quando esses agregam novas idéias as experiências já existentes dando-lhes um novo significado, contudo, precisam utilizar a qualidade reflexiva para analisar essas experiências e empregar as mesmas em seu aprendizado para que mais tarde possam repassá-las de forma colaborativa, o construtivismo fala da motivação intencional que conduz o aluno à atingir uma meta, é nesse momento que objetivo cognitivo é atingido.

O contexto deve ser levado em conta numa aprendizagem, pois, para que melhor sejam compreendidas as questões apresentadas nos ambientes, à contextualização dessas questões devem ser exploradas como método, para que possamos perceber melhor as problemáticas.

As tecnologias que podem auxiliar a aprendizagem construtivista no ensino a distância e controlado por professor, podem ser substituídas por ambientes de trabalho contextualizados, como:

Exploração proposital da internet: aprendizagem pela exploração. A proposta do autor é basicamente o uso da internet, não como simples ferramenta e fonte de pesquisa, mas usando da capacidade total da internet como meio para aquisição da informação de forma que esta seja integrada a aprendizagem construtivista;

Multimídia, hipermídia e construção da web Page: aprendizagem pela construção, como o nome mesmo diz é o aprendizado a partir da construção, ou seja, os alunos podem conceber suas idéias e suas produções, o que torna essa tecnologia construtivista é a oportunidade que o aluno terá de construir seu próprio conhecimento a partir da colaboração de colegas, podendo ainda aperfeiçoar e reconstruir seus próprios conhecimentos em base do que foi assimilado com as trocas entre seus pares;

Os ambientes interativos de aprendizagem: aprender fazendo, a proposta da aprendizagem interativa é trabalhar problemas e projetos, tarefas complexas sempre baseadas em casos, como em um treinamento pratico uma forma de empenhar o estudante dando-lhe incentivo para a pesquisa e aprendizagem;

O conhecimento adquirido nos ambientes de aprendizagem deve ser construído conforme os alunos vão interagindo. O conhecimento não pode ser dado como algo acabado, por esse motivo, é crucial que o aluno possa ter acesso irrestrito aos recursos tecnológicos para que o mesmo obtenha o máximo de informações possível e principalmente consiga observar a contextualização das questões, para que desta forma a aprendizagem ocorra de forma construtiva.


Veja abaixo o vídeo onde Pierre Lévy defende a modalidade de Ensino ä Distância

Nenhum comentário:

Postar um comentário