Vamos discutir sobre a EaD, suas dificuldades e benefício a partir de uma análise baseada no artigo “O uso das novas tecnologias na educação à distância e a aprendizagem construtivista” de David Jonassen, da Revista em aberto.
Para isso decidi dividir este post em duas partes, aproveitem!
O autor vem falando inicialmente das limitações das tecnologias de aprendizagem a distância, muitas vezes a tecnologia é usada para repassar instruções, sem contudo, promover as mudanças necessárias às concepções e métodos, o autor fala ainda da forma como essas tecnologias são usadas em lugares onde a interação entre alunos e professores são quase nulas, mostrando que por vezes acontece o inverso do que esta modalidade propõe.
Essas tecnologias deveriam proporcionar um intercâmbio, contudo as palestras trazem a mesma ineficácia de muitas aulas presenciais, não possibilitando inovações necessárias às aulas. Este pode ser considerado como um problema de condução da educação a distância.
O autor David Jonassen trás como resposta para esse problema os pressupostos construtivistas. Os professores irão criar um ambiente onde os estudantes poderão interagir entre si e contribuir para um aprendizado, as diretrizes do construtivismo falam das experiências únicas de cada aluno para que esse encontre suas próprias repostas a partir de sua visão.
Para o construtivismo o conhecimento não é algo dado, o conhecimento é uma construção humana, onde o saber envolve as experiências vivenciadas por cada individuo, sem que esse perca o sentido do mundo social. Pois, é através dessa visão do mundo e das outras percepções deste, é que o individuo cria suas próprias respostas, a partir de seu ponto de vista, não singular, mas do todo a partir das relações e experiências vividas.
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