Mas como acorreu esse desenvolvimento? Não se sabe se foi o acaso, a observação, ou o método tentativa-falha, o mais provável é que uma combinação destes fatores tenha ocasionado esta evolução. Verdade é que aqueles homens pré-históricos se apoiavam mais em seus instintos e sentidos do que nós o fazemos.
Já na antiguidade, temos exemplos claros de como a partir das necessidades básicas as civilizações e grupos se desenvolveram e evoluíram. Os egípcios formaram a maior civilização há 3000 anos, desenvolveram templos conhecidos como pirâmides, as quais apresentavam sistemas de armadilhas muito elaborados e precisos, uma arquitetura complexa à base de blocos que pesavam toneladas e uma sociedade organizada. Desenvolveram ainda, métodos de cálculo para gerenciar seu vasto domínio e desta forma, expandi-lo cada vez mais.
Os Incas não possuíam uma matemática sistematizada com problemas de aritmética e isto não os impediu de se tornarem a maior civilização das Américas, seus muros feitos com gigantescas pedras resistem há centenas de anos aos terremotos, vulcões e tempestades dos Andes peruanos.
Esta era uma época onde dominar e crescer era preciso, para isso organização é fator crucial, desta forma o povo Inca usava métodos elaborados. Linhas trançadas e com nós por toda a extensão serviam como forma de armazenar e gerenciar informações sobre o que produziam, por exemplo.
Homens pré-históricos, Incas, Egípcios, Gregos, Romanos, Babilônicos, seja para sobreviver ao frio, ter controle da produção de alimentos, do tamanho de suas terras, do número de escravos, ou para construir seus templos, muros, meios de transporte ou fortes.
O fator é que cada povo, grupo, civilização prestou uma grande contribuição para que hoje exista a matemática como conhecemos em nossas comunidades.
DICA:
Assista aos três documentários indicados abaixo, você perceberá como aspectos singulares de civilizações diversas e suas incríveis habilidades.
• Homem pré-histórico: Vivendo entre as Feras, da DISCOVERY CHANEL.
• Egito Mania: O fascinante Mundo do Antigo Egito. A Tumba de Tutancâmon: A Grande Descoberta de Howard Carter, do The History Chanel.
• Segredo de Civilizações Perdidas: Grandes Mistérios da Arqueologia Finalmente Revelados, da BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário